Segundo os responsáveis desta quinta dos Vinhos Verdes, "o mote deste Programa de Vindimas é dar a conhecer a cultura única e familiar do Alvarinho em Monção e Melgaço, o vindimar em família, as vinhas e as vidas de quem cuida, mostrando depois a forma como partimos desta diversidade singular para vinificar diferentes perfis de Alvarinho e acabando a conviver numa refeição típica de Vindimas".
Este ano as Vindimas têm um significado especial para nós porque comemoramos os 50 anos da plantação da nossa primeira vinha, o Soalheiro, a primeira vinha contínua de Alvarinho em Melgaço.
Passados 50 anos, o Soalheiro está no centro da "manta de retalhos", uma paisagem de minifúndio marcada pelas pequenas parcelas de Alvarinho espalhadas por todo o território. Do nosso Clube de Viticultores fazem parte mais de 180 famílias que tratam as vinhas como jardins, ao fim da tarde e ao fim de semana, dedicando a estas vinhas a atenção que a primeira vinha nos mereceu ao longo destes 50 anos. Diferentes vinhas, um cuidado familiar, que foi retratado no livro "Manta de Retalhos".