A colheita de 2018 do Periquita Tinto já se encontra disponível no mercado. Produzido com as castas Castelão, Trincadeira e Aragonez, foi envelhecido durante seis meses em carvalho francês e americano, sendo o vinho ideal para acompanhar pratos de carne, caça e queijos de sabor intenso. Revela um paladar mais frutado, taninos mais suaves, menor acidez e maior evidência de aromas a baunilha e frutos vermelhos.

O vinho Periquita é conhecido como o primeiro vinho tinto engarrafado em Portugal. Essa inovação traduz a sua originalidade e, o reflexo da Portugalidade surge da sua presença na mesa dos portugueses – de todos nós – desde 1850. À nossa, ao estilo de vida Português! A história do Periquita remonta ao início da própria história da José Maria da Fonseca, quando o fundador da empresa, o Senhor José Maria da Fonseca comprou, por volta de 1846, a propriedade Cova da Periquita.

Foi nessa propriedade, hoje em dia quase engolida pelo desenvolvimento urbano, que José Maria da Fonseca plantou as primeiras uvas da casta Castelão, que ele próprio havia trazido, muito provavelmente, da província do Ribatejo. O vinho produzido na Cova da Periquita desde logo provou ser o melhor da região dando origem a que os outros proprietários pedissem a José Maria da Fonseca varas daquela casta para plantarem nas suas próprias propriedades.

Desta forma, o vinho tornou-se conhecido em Azeitão como o vinho da Periquita, passando a ser comercializado pela José Maria da Fonseca como Periquita. Embora não possa ser avançada com exatidão a data em que a primeira colheita foi produzida, é, porém, certo que o Periquita já estava a ser produzido em 1850, tendo a colheita de 1886 recebido a medalha de ouro na Exposição de Vinhos de Berlim em 1888.

José Maria da Fonseca registou a marca Periquita em 1941. Por este motivo, o Periquita é na atualidade a mais antiga marca Portuguesa de vinho de mesa comercializada tendo adquirido, ao longo do tempo, uma crescente popularidade em Portugal e uma considerável notoriedade em mercados tais como a Suécia, o Brasil, Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá, Dinamarca e Noruega.

Periquita Tinto 2018 | 75 cl – PVP Recomendado: 4,69€

TIPOLOGIA: Tinto
ANO DE COLHEITA: 2018
CASTAS: Castelão, Trincadeira e Aragonez
TIPO DE SOLO: Arenoso e Argilo-Calcário
ENÓLOGO: Equipa de enologia da José Maria da Fonseca
VINIFICAÇÃO: Fermentação ocorre durante 4 dias a 28ºC, com maceração total.
ENVELHECIMENTO: 6 meses em carvalho francês e americano (madeira nova)
ENGARRAFAMENTO: Agosto 2019
PRODUÇÃO: 990 000 litros
FORMATOS DISPONÍVEIS: Garrafa 750 ml
CONSERVAÇÃO EM CAVE PARTICULAR: Garrafa deitada a uma temperatura de 12oC e humidade 60%. LONGEVIDADE PREVISTA: 10 anos após o engarrafamento
MODO DE SERVIR: Servir a uma temperatura de 12oC e consumir a 14oC como acompanhamento de pratos de carne, caça e queijos de sabor intenso.
ANÁLISES: 13% Álcool | 5,6 g/l Acidez Total | 3,26 pH | 7,5 g/l Açúcar Residual

Notas de Prova

COR: Vermelho
AROMA: Amoras maduras, eucalipto, mirtilos, pimenta preta, café e baunilha PALADAR: Frutado, macio, taninos presentes mas suaves
FINAL DE PROVA: Médio

Distinções

  • Colheita 2017: Korea Wine and Spirit Awards – Medalha de Ouro
  • Colheita 2012: Wine Enthusiast - 86 pts
  • Colheita2011:RevistadeVinhos -16pts
  • Colheita 2010: Wine Spectator – 87 pts