Uma cerimónia que voltou a eleger o melhor que se faz em Portugal, mostrando também a enorme vitalidade do sector do vinho.

Entre os muitos prémios, destaque para o ‘Senhor do Vinho’, atribuído a João Portugal Ramos – que já havia sido premiado como ‘Produtor Revelação 1998’, ‘Enólogo do Ano 2000’ e no que toca às práticas de ‘Viticultura’, referente ao ano de 2010 – pela sua carreira, que em muito ajudou a mudar a enologia portuguesa, e tributo prestado aos vinhos, em especial aos do Alentejo. Região esta para a qual foram também os ‘Prémios Especiais’ de ‘Organização Vitivinícola’ (Vinhos do Alentejo), ‘Adega Cooperativa’ (de Borba) e o ‘Produtor do Ano’ (à Herdade da Malhadinha Nova).

Mais do que os prémios e distinções, os “Óscares do Vinho” são o momento alto de um ano inteiro de trabalho, são o reconhecimento do esforço e da dedicação das pessoas que trabalham o vinho e a vinha todos os dias. Falando em pessoas, a 20.ª edição consagrou Jorge Serôdio Borges e Carlos Alves como enólogos do ano, o primeiro de forma absoluta e o segundo nos ‘Vinhos Generosos’. Duriense de gema, Jorge Serôdio Borges produz vinhos de excelência com provas dadas a nível nacional e internacional. Carlos Alves é um grande nome ligado aos vinhos do Porto; fez a sua primeira vindima em 2003 na Calém e passados 10 anos assumiu a liderança da equipa de enologia do grupo Sogevinus. Ainda nos vinhos generosos, a Adriano Ramos Pinto foi eleita ‘Empresa do Ano’. Também para o Douro foi a distinção de ‘Produtor Revelação’, uma quinta com largas tradições agora inteiramente renovada nas mãos da dupla Lima Smith.

Ainda a norte, o prémio de melhor ‘Viticultura’ foi entregue à Aveleda. Descendo um pouco, a Sociedade Agrícola Boas Quintas, no Dão, arrecadou ou galardão de ‘Empresa do Ano 2016’ e, num mix de duas regiões, o prémio de ‘Identidade e Carácter’ foi entregue à V Puro, pelo trabalho desenvolvido na região da Bairrada, e em simultâneo à C2O pelos vinhos que nos faz chegar da região do Dão.

No que toca à emblemática gastronomia portuguesa, a Revista de Vinhos condecorou o chef Miguel Castro e Silva com o meritório e emocionante ‘Prémio de Gastronomia “David Lopes Ramos”’. O galardão de ‘Melhor Restaurante do Ano 2016’ foi para o Mesa de Lemos, em Silgueiros, cabendo a distinção de ‘Cozinha Tradicional Portuguesa’ ao Gaveto, em Matosinhos. Rodolfo Tristão ganhou o título de ‘Sommelier do Ano 2016’, numa categoria que regressou nesta edição.

O Monverde Wine Experience Hotel, em Amarante, foi galardoado no ‘Enoturismo’ e ao Wine Quay Bar, no Porto, coube o troféu reservado à categoria de ‘Wine Bar’. Se o prémio ‘Garrafeira’ viajou até à Cave Lusa, em Viseu, coube a Manuel Tavares, em Lisboa, ganhar na categoria de ‘Loja Gourmet’. A mensagem “EA, a inspiração bebe-se”, criada pelo Atelier Albuquerque Design para a Fundação Eugénio de Almeida, levou consigo o prémio de melhor ‘Campanha Publicitária’.

A atribuição dos ‘Prémios Excelência’, que distingue os 30 melhores néctares, foi outro dos momentos altos da noite. Prémios nos quais o Douro voltou a destacar-se com 9 referências – 8 tintos e 1 branco –, seguidos novamente pelo vinhos alentejanos com 7 distinções. À Bairrada couberam três prémios, um deles para o único espumante a perfilar nesta lista: o ‘Kompassus Blanc de Noirs’. Os Vinhos Verdes e o Dão inscreveram dois vinhos cada nos premiados, ao passo que a região de Lisboa conseguiu através da Adega Mãe entrar neste lote tão restrito. As restantes cinco distinções com o ‘Prémio Excelência’ foram entregues aos vinhos generosos, três vinhos do Porto, um vinho da Madeira e dois Moscatéis de Setúbal.

Sinal claro da capacidade de se produzir bons vinhos de norte a sul de Portugal, a 20.ª edição fica marcada pelo crescente número de vinhos premiados. Foram 225 (183 na edição anterior) as referências que mereceram o destaque da Revista de Vinhos que lhes concedeu o título de ‘Melhores de Portugal’. Destaque para a região do Douro com 37 vinhos eleitos, seguido do Alentejo com 35 referências premiadas e para o aumento do número de vinhos distinguidos do Dão (24) e Bairrada (15). As ilhas não foram esquecidas, com seis vinhos dos Açores e cinco da Madeira a integrarem a lista.

PRÉMIOS EXCELENCIA

Kompassus Blanc de Noirs Bairrada Espumante branco 2013 Kompassus Vinhos

Anselmo Mendes Parcela Única Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho branco 2014 Anselmo Mendes Vinhos

Quinta de Soalheiro Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho Reserva branco 2015 Vinusoalleirus

Barca Velha Douro tinto 2008 Sogrape Vinhos

Chryseia Douro tinto 2014 Prats & Symington

Conceito Único Douro branco 2015 Conceito Vinhos

Quinta da Gaivosa Douro tinto 2011 Alves de Sousa

Quinta da Manoella Vinhas Velhas Douro tinto 2014 Wine & Soul

Quinta de S. José Douro Reserva tinto 2014 João Brito e Cunha

Quinta do Crasto Vinha da Ponte Douro tinto 2014 Quinta do Crasto

Quinta do Vallado Douro Touriga Nacional tinto 2013 Quinta do Vallado

Vale do Inferno Quinta de La Rosa Douro Reserva tinto 2011 Quinta da Rosa Vinhos

Fonte do Ouro Dão Nobre branco 2015 Sociedade Agrícola Boas Quintas

Villa Oliveira Dão Touriga Nacional tinto 2011 Casa da Passarella

Luís Pato Vinha Formal Bairrada Cercial branco 2014 Luís Pato

Quinta das Bágeiras Pai Abel Bairrada branco 2014 Mário Sérgio Alves Nuno

Adega Mãe Terroir Reg. Lisboa branco 2013 AdegaMãe

Cortes de Cima Reg. Alentejano Reserva tinto 2012 Cortes de Cima

Dolium Alentejo Reserva tinto 2014 Paulo Laureano Vinus

Dona Maria Reg. Alentejano Grande Reserva tinto 2011 Júlio Bastos

Estremus Reg. Alentejano tinto 2012 J.Portugal Ramos Vinhos

Furtiva Lágrima Reg. Alentejano tinto 2013 Monte da Raposinha

Herdade dos Grous Reg. Alentejano Reserva tinto 2013 Herdade dos Grous

Terrenus Vinha da Serra Alentejo Portalegre branco 2014 Rui Reguinga

Burmester Porto Tawny 20 Anos Sogevinus Fine Wines

Ramos Pinto Quinta do Bom Retiro Porto Tawny 20 Anos Adriano Ramos Pinto

Vista Alegre Porto Tawny 20 Anos Vallegre

Blandy’s Madeira Bual 30 Anos Madeira Wine Company

Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior 30 Anos 1985 Bacalhôa Vinhos de Portugal

José Maria da Fonseca Setúbal Moscatel Roxo 20 Anos José Maria da Fonseca Vinhos